VI Edição da Feira Internacional das Esmeraldas mostra potencialidades de Campos Verdes

Representantes do setor de pedras preciosas, indústria da mineração do Brasil e do mundo se reunirão de 06 a 08 de setembro de 2019 na cidade de Campos Verdes – Goiás para a VI Feira Internacional das Esmeraldas, que promoverá uma série de debates, exposições de joias, negócios, turismo mineral e shows com cantores de renome nacional. Realizado pela Prefeitura de Campos Verdes, o evento busca promover e apoiar a cooperação internacional para o desenvolvimento de recursos minerais naturais, contribuindo para criação de uma rede mundial de intercâmbio de informações, tecnologia, economia, saúde e segurança nas operações de mineração e proteção ambiental.
Nos três dias de evento, os visitantes poderão conhecer as mais belas e valiosas esmeraldas do mundo e ter a oportunidade de adquirir peças legítimas por um preço especial e também de acompanhar todo o trabalho da confecção das joias até o produto final. Na feira também é possível visitar as áreas de garimpagem de esmeraldas, acessando minas de até 250 metros de profundidade, dotadas de galerias que impressionam por sua estrutura, grandeza e beleza.

A prefeitura de Campos Verdes promoveu o evento nos anos de 2002, 2003 e 2004, porém ficou paralisada durante 12 anos, sendo retomada em 2017 com a presença de quase 30 mil visitantes de 10 Estados. Já em 2018, foram 35 mil visitantes vindos de 12 Estados, com 30 expositores em 20 estandes, além de 30 pontos de comercialização, o que gerou cerca de R$7,5 milhões em volume de negócios efetivados.

Segundo o prefeito Haroldo Naves, nesses dois anos e meio, através da Feira das Esmeraldas, foi proporcionado a reativação da mineração, além da geração de renda. “No município de mais de 3 mil habitantes, foram mais 500 empregos diretos gerados com a reativação da mineração de esmeraldas. Estamos agregando valor à produção com a lapidação, fazendo as joias no município de Campos Verdes”, relatou.

O prefeito garante que na Feira as pessoas podem ter a oportunidade de conhecer o “garimpe e pague”, atividade que consiste na aquisição de porções de xisto ao valor inicial de R$ 200,00 reais. Após a lavagem da matéria, qualquer esmeralda encontrada será do afortunado visitante.

Além disso o evento vai contar com palestras, exposições, turismo mineral, festival gastronômico e a tradicional corrida do carrinho do bamburro.

A Feira contará ainda com apresentações artísticas e muita diversão com shows de Rick e Renner, Jennifer, Jefferson Aleff, Alex & Leandro e Os Piriboys. O prefeito faz o convite: “Espero vocês nos dias 6, 7 e 8 de setembro na Feira Internacional de Campos Verdes, a 300 Km de Goiânia. Será um passeio inesquecível”, ressalta Haroldo.

Fonte: Diário de Goiás