Nossa História

Você está aqui: Pagina Inicial > Nossa História

O surgimento do município de Campos Verdes deve-se à descoberta de uma jazida de esmeraldas encontrada pelo patroleiro Diolino Gonçalves da Silva no mês de março de 1981, ao fazer o patrolamento da estrada que liga Santa Terezinha de Goiás à Martinópolis descobriu pedras verdes no solo. Este fato chamou a atenção dos primeiros exploradores que foram Chico Moita e João Mecânico que tentaram vender as pedras verdes pensando que fossem turmalinas. Quando descobriram que eram esmeraldas, a notícia logo se propagou e chegaram cerca de mais ou menos duzentos garimpeiros, entre eles, o senhor Alcebiades Paiva Martins, Davi da Hora, Domingos Barros (Domingão) e Antônio Gusmão (SME -Campos Verdes, 1990).

Atraídos pelas esmeraldas, logo chegaram os primeiros moradores, na sua maioria oriundos da Bahia. Aliás Campos Verdes deve muito aos nossos Irmãos Baianos, que nos ensinaram a arte de comprar e vender Esmeraldas, e também trouxeram sua rica e alegre Cultura para dividir com nossa Comunidade local. Logo formou o povoado chamado a princípio de “Garimpo” que na época passou a pertencer ao município de Santa Terezinha de Goiás. Houve um rápido crescimento do povoado, o que alimentou o desejo dos moradores de emancipar o povoado, com a liderança do primeiro médico do local, Virmondes Vieira Machado, que dizia-se apaixonado pela garra e fé do povo garimpeiro, lidera e vence o plebiscito e, o povoado foi elevado à categoria de município no dia 30 de dezembro de 1987, pela Lei Estadual nº 10401, de 30-12-1987, ganhando por sugestão de Virmondes, o nome de Campos Verdes, devido às minas de esmeraldas em homenagem ao verde esmeraldino que imperava nesta terra. No dia 01 de janeiro de 1989, foi empossado, juntamente com a bancada legislativa, Dr. Virmondes Vieira Machado, primeiro Prefeito, de 1989 a 1992.

Os Primeiros Educadores foram Raimundo Araújo Franco e Maria Elizabeth em 1981.
A Primeira turma que concluiu o Segundo Grau em Campos Verdes foi em 1991 no Colégio Particular O Batista do Pastor e Professor Raimundo Nonato. Entre os Professores estava o então Proprietário de Farmácia Haroldo Naves Soares, como Professor da Rede municipal de ensino cedido ao Colégio O Batista, numa parceria importante pois não havia Ensino médio(2° grau) na Rede Estadual ou Municipal de Ensino.

Os Garimpeiros e Comerciantes montaram um excelente time de Futebol Amador, logicamente com o nome Esmeraldas. O Meia atacante Lima o Super Craque do Time, foi considerado por muitos como o melhor atleta de Futebol Amador que atuou em Goiás. O Esmeraldas tinha outros Craques como Raposa, Carlinhos Grande, Nego Cesar, Gulit, Passarinho, Renê e vários outros, e ganharam a maioria dos Campeonatos da Região.

Formação Administrativa

– No dia 30 de dezembro de 1987, pela Lei Estadual n° 10401, de 30/12/1987, o povoado é elevado à categoria de Município de Campos Verdes

– 1989 a 1992: empossado o primeiro prefeito da história de Campos Verdes, Dr. Virmondes Vieira Machado.

– 1993 a 1996: é empossado o segundo prefeito da história administrativa de Campos Verdes, José Gomes da Silva (Mocofaia), que iniciou sua gestão fazendo uma reforma nos quadros de funcionários da prefeitura que culminou em uma séria de revoltas populares como por exemplo a manifestação dos alunos do Colégio Municipal Auristela de Lourdes Machado que exigiam o retorno da diretora da unidade afastada pelo prefeito. A Câmara Municipal insatisfeita com a situação, toma a iniciativa de cassá-lo, alegando irregularidade na gestão do então prefeito José Gomes. Constituíram uma comissão processante para buscar e apurar provas que pudessem afastá-lo.

No dia 07 de outubro 1994, o prefeito José Gomes é afastado de forma definitiva pela câmara municipal e assume o vice-prefeito, Eduardo Jose da Silva Neto, que tem o mandato marcado por conflitos políticos e logo também cai, por crime eleitoral. No dia 08 de novembro 1995, o Sr. Adolfo Bezerra e Sr. José Ribeiro Camelo assumem os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito respectivamente como vencedores de eleição de 15 de novembro de 1992. Em 1995 tem início as obras da Água tratada. Campos Verdes continua com as irregularidades em meio a tumultos e brigas eleitoreiras, o Sr. José Ribeiro Camelo que até então era Vice-Prefeito, assume a Prefeitura em dezembro de 1996, em um período de 12 dias.

– 1997 a 2000: mandado do Prefeito Dr. Hyllo Marques Pereira, então delegado da polícia civil, muito respeitado pelas suas ações enérgicas em favor da Lei.

– 2001 a 2004: é empossado o prefeito Haroldo Naves que com o objetivo de valorizar os Garimpeiros e Baianos, ele escolheu a Garimpeira e Baiana Albina Lima Freitas, a popular Bina do Nego como Vice. Eles reativam a mineração e trazem os Garimpeiros de volta ao município, o que torna Campos Verdes uma vitrina nacional do empreendedorismo e do desenvolvimento sustentável, e recebe o Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor em nível nacional. Em 2002, o gestor cria a “Feira Internacional das Esmeraldas” maior evento de pedras preciosas do centro-oeste brasileiro potencializando a reserva mineral de esmeraldas do município.

– 2005 a 2008: primeiro mandado do Prefeito, Noé Afonso Filho, pelo partido do PMDB, Funcionário Público Municipal.

– 2009 a 2012: assume o Prefeito reeleito, Noé Afonso Filho, pelo partido do PSDB, foi reeleito com cerca de 40% (quarenta por cento) dos votos.

– 2013 a 2016: eleito o Prefeito, Vilmar José Correa, do partido do DEM, pela coligação “A NOSSA FORÇA VEM DO POVO”.

– 2017 a 2020: é eleito o prefeito, Haroldo Naves Soares, pelo partido PMDB, com 54% dos votos válidos, recebendo uma população de cerca de 2.000 habitantes segundo o IBGE. Recebeu o Município com uma das maiores dívidas proporcionais do Brasil. Tem o desafio de recuperar a economia do município e promover a geração de empregos e rendas no município de Campos Verdes.

– 2021/2024 Haroldo Naves é reeleito com quase 66% dos votos, a maior votação de História de Campos Verdes. Elege os 9 Vereadores da Câmara Municipal de forma inédita. Tem o desafio de tentar igualar o seu mandato de excelente resultados.