Profissionais do município seguem na linha de frente do combate ao coronavírus

Centenas de servidores atuam em diversas áreas para controlar a pandemia em Campos Verdes

Desde que as ações de combate ao coronavírus (COVID-19) determinaram o isolamento social, um grande exército com centenas de profissionais da Prefeitura de Campos Verdes tem deixado seus lares todos os dias para cumprir suas funções nos mais diferentes postos de trabalho. Equipes de saúde, segurança, assistência social, comunicação, entre outros, atuam incansavelmente no enfrentamento ao novo vírus. Diariamente, inúmeras ações são realizadas no Município para minimizar os impactos da pandemia na cidade.

“O atual progresso contra o combate do Covid-19 é graças as linhas de frente que tem trabalhado arduamente para impedir o avanço da doença no município, que hoje consta com um trabalho de controle e fiscalização das pessoas que entram e saem do município através da barreira sanitária, liderada pela Sra. Luzia das Neves que junto aos agentes da SUCAN e outros funcionários do município fazem o controle e monitoramento das pessoas que vem ao município”, ressalta a secretária de saúde, Rosalina Veríssimo.

Campos Verdes tem pouco mais de 5 mil habitantes e ainda não registrou nenhum caso de contaminação pelo vírus, o entendimento da gestão é estar preparada caso haja notificações que evoluam para quadros mais graves de saúde no município. Por isso, a prefeitura adquiriu dois respiradores mecânicos que estão instalados na Unidade de Saúde São João e já estão em pleno funcionamento para atender possíveis pessoas contaminadas pelo Covid-19. Outra ação implementada é a barreira sanitária que em três meses já monitorou 15 mil pessoas que acessaram o município pela rodovia que dá acesso à cidade e passaram por teste de temperatura para verificações das condições epidemiológicas, verificação de sintomas de tosse, coriza ou dificuldades para respirar.

“A barreia sanitária funciona sete dias por semana e mesmo que não possamos impedir ninguém de entrar no município por ser algo que vai contra os direitos do cidadão brasileiro, podemos fazer um trabalho de monitoramento para acompanhar aqueles que se refugiam e se abrigam em nosso município, fazendo o controle da quarentena e um acompanhamento no local onde eles vão se abrigar”, destaca a gerente da FUNASA, Luzia das Neves.

A Coordenadora dos Agentes de Saúde e Enfermeira, Réubia Ramos, é outra profissional na linha de frente e luta para manter o controle das ações de combate ao vírus além de organizar as ações de distribuição de mascarás de proteção tecido para todos os moradores do município, incluindo os da zona rural. “Distribuímos 7 mil máscaras gratuitamente, todos os moradores contam com esta proteção em Campos Verdes. Nós também temos feito um trabalho de busca ativa nas Unidades de Saúde que são a porta de entrada para qualquer paciente. Estamos passando nos domicílios fazendo visitas segundo o regulamento imposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para orientação aos moradores, para continuar realizando um trabalho de controle e prevenção da proliferação do coronavírus”, disse Réubia.

Mesmo que todas as partes trabalhem bem, ainda assim, a população está sujeita a uma situação de imprevisto já que a transmissão do coronavírus é muito rápida e foge ao controle de todas as ações de saúde, mas a Prefeitura de Campos Verdes através da Secretaria de Saúde tem um plano de contingência caso algo venha a dar errado e haja algum caso positivo no município: “Caso ocorra algum caso em Campos Verdes, nós já temos uma equipe preparada e treinada para fazer o teste rápido, para fazer o acompanhamento e até mesmo para internação pois o município já conta com dois aparelhos respiratórios para auxiliar a população montados no PSF 302 para transferência para o SAMU vir buscá-los e levar para a cidade referência mais próxima, que no nosso caso é Ceres”, comenta a secretária de saúde, Rosalina.

Graças ao trabalho executado pela prefeitura e secretária de saúde o município de Campos Verdes tem mostrado resultados satisfatórios no controle da doença, e até o hoje não registrou nenhum caso, por mais que esteja sujeito a falhas e imprevistos um trabalho excelente tem sido desenvolvido, visando a proteção da cidade e de seus moradores.