Prefeitura de Campos Verdes e Senar capacitam 11 alunos em curso de Doma Racional de Equinos

Os produtores aprenderam técnicas corretas de como lidar com cada animal, as características do cavalo, diferenças e habilidades.

Um total de 11 alunos participaram do curso Trabalhador na Doma Racional de equinos, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com a Prefeitura de Campos Verdes.

Durante a formação, os alunos aprenderam técnicas corretas de como lidar com cada animal, as características do cavalo, diferenças e habilidades entre doma racional e tradicional, manejo e higienização, escolha dos arreios, além da montaria e casqueamento.

Para o prefeito Haroldo Naves, o curso é mais uma ferramenta de geração de renda para os participantes da capacitação.

“O objetivo é que as pessoas que estão participando do curso consigam dar continuidade ao que aprenderam para suas vidas profissionais, e com isso ter mais uma alternativa de fonte de renda, contribuindo para o desenvolvimento do município”, afirmou.

O curso teve duração de 05 dias, entre os dias 29 de julho a 02 de agosto, com uma carga horária de 08h, totalizando 40h semanais. As aulas foram ministrada por Diogo, instrutor do Senar.

A finalidade da capacitação foi qualificar o homem do campo e mostrar como ele pode amansar o cavalo com técnicas que trarão para eles segurança, deixando o animal mais confiável e domável, para que qualquer pessoa possa montá-lo sem correr riscos de acidente.