Prefeito Haroldo Naves viabiliza mudança na distribuição de doses de vacinas contra a Covid-19 para Campos Verdes

Desde o dia 09 de março de 2021, a Prefeitura de Campos Verdes tem cobrado do Governo Federal e Governo Estadual por meio de ofícios e através de medidas jurídicas a revisão dos critérios de distribuição da vacina contra a Covid-19 para o município, de modo a tornar os parâmetros mais equilibrados.
 
A população tem sofrido por conta da decisão do Ministério da Saúde de utilizar o censo populacional desatualizado feito em 2010 para distribuir as doses de vacina. De lá pra cá, o IBGE realizou apenas projeções e para o ano de 2021 foi contabilizado que há apenas 1.830 habitantes no município, número este bem aquém da realidade. Haja vista, que atualmente, a cidade conta com 2.075 unidades habitacionais e a projeção para esse número de residências é de 6.500 habitantes. Esse número é reforçado ainda pelos dados constantes do Cadastro Único do SUAS, Saneago com 2.500 contas ativas com hidrômetro, Enel com 4.335 contas ativas na zona urbana e rural, talões de IPTU e até mesmo pelo número de 4.037 eleitores segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
O censo populacional desatualizado prejudicou a vacinação na cidade e o prefeito Haroldo Naves tem cobrado uma solução para isto desde o início do ano junto aos representantes federais e estaduais. “Participei de mais de 13 reuniões com políticos, juízes, promotores e procuradores além de especialistas da área de saúde e finalmente conseguimos uma vitória para a nossa população. O Governo de Goiás através da Secretaria Estadual de Saúde resolveu mudar o parâmetro de distribuição de doses, incluindo agora o número de eleitores conforme dados do TSE e os números do Programa Previne Brasil do Sistema Único de Saúde (SUS)”, comentou Naves.
 
Em uma reunião realizada nesta quinta-feira, dia 19 de agosto, pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) foi aprovado uma nova resolução que utilizará os números de eleitores conforme os dados do TSE e o Programa Federal do Ministério da Saúde – Previne Brasil que utiliza novas diretrizes para o funcionamento do SUS através da métrica de desempenho das secretarias municipais de saúde. Ou seja, nos próximos dias chegaram mais doses de vacina em Campos Verdes e esses novos parâmetros de distribuição aceleraram a vacinação da população.
 
“Trabalhei de forma incansável para dar fim a este problema que compete ao Governo Federal e que tanto trouxe sofrimento a nossa população que até agora espera de forma ansiosa pelo avanço da vacinação. Somos um dos municípios de Goiás com a vacinação mais atrasada. Estamos nos 50 anos de idade ainda enquanto cidades da nossa região já vacinam pessoas com mais de 18 anos. Espero que com essas novas diretrizes, possamos receber a quantidade real de doses da nossa população que hoje é de mais de 6 mil habitantes”, comentou Haroldo Naves.
 
#MaisVacina
#AmudançaQueVocêVê
#PrefeituradeCamposVerdes