Prefeito Haroldo Naves sensibiliza Secretaria Estadual de Saúde a mudar critério de distribuição de doses de vacinas da Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) debaterá com o Ministério Público (MP-GO) a possibilidade de mudar a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para corrigir distorções provocadas pelo vácuo de mais de 10 anos sem realização de um censo demográfico em Goiás. O pedido para essa análise partiu do presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e Prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, que no dia 01 de julho fez a solicitação para o titular da pasta em uma reunião. O secretário estadual, Ismael Alexandrino, destaca que existe “uma diferença muito grande” entre as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a realidade, o que estaria provocando o envio de um número menor do que o necessário para as campanhas de imunização de alguns municípios como no caso de Campos Verdes.

A quantidade de doses de vacina contra a covid-19 que o Ministério da Saúde envia para Campos Verdes está bem aquém da realidade. Só para se ter uma ideia, o município possui 4.037 eleitores segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 4.640 cadastros ativos do Cartão do SUS e 5.020 moradores conforme dados do último censo realizado em 2010, além de 4.335 contas ativas da Enel na zona urbana e rural. Esses números representam o dobro da população estimada pelo IBGE, que é de 1.830 pessoas segundo proporções feitas pelo instituto em 2021. Por conta desse descompasso, há uma defasagem entre a quantidade de doses e o tamanho real da necessidade da cidade.

“Confiamos no secretário Ismael Alexandrino e tenho certeza que ele buscará desequilibrar a atual distribuição para reequilibrar a imunização nas faixas etárias. Dessa maneira, nossa cidade que ainda não conseguia baixar a faixa etária com tanta rapidez o fará de maneira mais célere, alcançando aquelas que já conseguiram vencer as previsões do calendário de imunização.

A previsão é que as próximas remessas de vacinas leve em conta uma nova reformulação proposta pela SES, que será de 60% das doses pelo critério do IBGE e 40% pelo índice de vacinação (Cartão SUS).