Números do IBGE não batem com os do município de Campos Verdes e prefeito Haroldo Naves quer revisão de censo demográfico

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza “projeções” de dados referentes à população para que o governo federal saiba sobre o crescimento do país. O banco de dados é fundamental no planejamento do orçamento da União. Os números mostram as demandas a serem atendidas e o volume de recursos financeiros que será necessário repassar às prefeituras para serem investidos na área de saúde, educação, assistência social, entre outras áreas.

O número de habitantes define os coeficientes de repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e tem relação com o cálculo de indicadores econômicos e sócio demográficos nos períodos intercensitários. Os gestores fazem os investimentos em serviços públicos e obras através dos dados recolhidos pelo censo e é importante ressaltar que as estatísticas de cada município são levadas em conta ao fazer os repasses oriundos do governo federal.

Desde 2011, o IBGE vem realizando estimativas populacionais já que o último censo realizado no Brasil foi feito há 10 anos. Neste contexto, o município tinha uma população de 5.020 pessoas em 2010 e na última estimativa de 2019, a cidade perdeu habitantes caindo para 2.141 pessoas.

A Prefeitura está questionando o IBGE sobre os números relativos ao decréscimo de Campos Verdes. Os dados do órgão federal são conflitantes com as estatísticas do município já que não representam a realidade da cidade, haja vista que Campos Verdes atualmente possui mais de 5 mil habitantes conforme dados da prefeitura, além de possuir 2.075 residências no cadastro dos serviços de IPTU, de energia e do serviço de fornecimento de água.

Campos Verdes recebe verbas como um município com população de 2.141 pessoas e investe como tendo 6 mil habitantes, provocando um rombo nas contas do executivo e enormes prejuízos aos cofres públicos devido ao fato de não receber verbas do governo federal suficientes para o tamanho de sua população. Por isso está sendo discutido a metodologia adotada na última estimativa do IBGE que apenas utiliza projeções e não leva em consideração o crescimento populacional dos últimos três anos.

Desde 2017 o município tem recebido grandes investimentos e instalação de novas mineradoras de capital nacional e internacional, o que gerou emprego e renda para cerca de 500 pessoas e atraiu milhares de pessoas para a cidade. Cerca de 10 mudanças chegam ao município por semana, aumentando significamente a ocupação de casas e o número de habitantes em Campos Verdes.

DCIM162MEDIADJI_0126.JPG