Em Campos Verdes, IFG inicia fase de testes em propriedades rurais com aplicação do rejeito da mineração na agricultura

O Instituto Federal de Goiás (IFG), localizado na cidade de Ceres/GO, iniciou uma nova fase de estudos da aplicação do rejeito da exploração mineral de esmeraldas na agricultura. Após a conclusão da fase de testes laboratoriais que identificaram propriedades para fertilização do solo, a pesquisa agora aplicará o pó da pedra em 3 propriedades rurais que possuem plantações de banana, mandioca, hortaliças, abacate e pimenta.

O objetivo da projeto realizado pela Prefeitura de Campos Verdes através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e IFG é dar um destino correto do passivo da mineração para ser aplicado na agricultura (para correção do solo) além de buscar uma forma rentável dos mineradores e garimpeiros comercializarem o calcário do pó da pedra para ser aproveitado por fazendeiros e produtores rurais gerando renda para o setor de mineração do município. Os pesquisadores do IFG participaram de uma visita técnica em Campos Verdes no dia 01 de setembro para acompanhar os testes em diversas propriedades rurais.

“Com o rejeito da mineração ou pó da pedra é possível fazer diferentes formulações, atendendo cada cultura e a cada tipo de solo conforme já vimos nos testes laboratoriais e agora estamos vendo na prática nas plantações onde foi aplicado o rejeito como alternativa para agricultura”, comentou Carlos Vaz.

O prefeito Haroldo Naves destacou que o rejeito vai se transformar em renda para a comunidade. “Estamos construindo um destino rentável para o rejeito da mineração e consequentemente vamos eliminar os passivos da mineração de esmeraldas que poderá ser usada na agricultura e na pecuária para correção do solo. Com a união de todos e principalmente de garimpeiros, mineradores, prefeitura e IFG vamos fortalecer a renda de centenas de pessoas que sobrevivem da mineração de esmeraldas em nosso município”, comentou Naves.