Ambev lança nova cerveja em Goiás, feita da mandioca e agricultores de Campos Verdes poderão vender produção para Multinacional

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, anunciou a ampliação da compra de 750 para 3 mil toneladas de mandioca a serem adquiridas para a produção de uma cerveja regional feita com fécula do alimento que será produzida pela Ambev. Com a expansão da iniciativa, agricultores familiares de Campos Verdes poderão comercializar a produção da mandioca que desde 2017 têm recebido incentivos da prefeitura para seu plantio através de projeto de fortalecimento da agricultura familiar da gestão cidade empreendedora.

Para mais esclarecimentos sobre o projeto, a Emater, Prefeitura de Campos Verdes e a AMBEV fizeram uma importante reunião nesta quinta-feira, dia 26 de novembro de 2020, na Câmara Municipal, com os Produtores rurais do município. O produtor rural interessado em vender mandioca para a Ambev deverá preencher um formulário da empresa, que está disponibilizado nos sites das secretarias de Estado envolvidas no projeto. Os requisitos para ter a proposta aceita são: ser pequeno agricultor familiar com Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (DAP), ter 60% da renda familiar vindo da produção agrícola, não ter carteira assinada, não ser servidor do Estado de Goiás, não ter trabalho infantil na propriedade e que a mandioca vendida seja produzida na sua propriedade.

O prefeito Haroldo Naves destacou a relevância desse projeto para os pequenos produtores rurais de Campos Verdes. “A expansão do programa de comercialização permitirá aos pequenos produtores rurais terem as condições necessárias para se consolidarem economicamente. Eles terão a garantia de venda do insumo, com previsibilidade e planejamento, o que permite maior controle e organização da produção”, explica Haroldo Naves.

A Emater é ainda a responsável pelo levantamento de agricultores que podem vender mandioca para a Ambev, por meio de agentes locais e facilitadores. A equipe faz a mobilização dos produtores, cadastramento dos interessados em aderir no programa além de viabilizar linha de crédito e assistência técnica àqueles que pretendem implantar ou expandir os próprios sistemas de produção.